O que é a Câmara Municipal?

A Câmara Municipal ou Câmara de Vereadores é a sede do Poder Legislativo no município. É conhecida como a Casa do Povo, pois nela atuam vereadores e vereadoras (também chamados de parlamentares) escolhidos pelo povo para serem seus representantes e trabalhar em benefício da população.


Quantos vereadores (parlamentares) atuam na Câmara Municipal de Sirinhaém?

11 vereadores


Quais as restrições de acesso à informação previstas na lei?

Algumas informações produzidas ou custodiadas pela Administração Pública estão sujeitas a restrição de acesso, pois sua divulgação tem o potencial de comprometer a segurança do Estado ou da sociedade, expor dados sobre a intimidade e a privacidade das pessoas ou afetar a competitividade de empresas, por exemplo.


O acesso à informação é gratuito?

O art. 12 da Lei de Acesso à Informação, o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito.


Como faço para assistir a uma sessão de Plenário?

É possível assistir a sessões públicas do Plenário da Câmara presencialmente. Para assistir presencialmente, basta checar quais os dias das reuniões e comparecer à Câmara Municipal de Sirinhaém vestindo trajes adequados.


Quais os tipos de reuniões que ocorrem na Câmara de Vereadores?

Ordinárias, Extraordinárias e solene, nos termos da Lei Orgânica do Município de Sirinhaém e do Regimento Interno da Câmara.


O que é Sessão Legislativa

É o período de trabalho parlamentar durante o ano. A sessão legislativa ordinária que é dividida em quatro períodos de três meses cada.


O que é Legislatura?

É o período de tempo que equivale aos quatro anos do mandato.


Como se renova a composição da Câmara de Vereadores?

A composição de vereadores da Câmara Municipal renova-se a com as eleições municipais, a cada quatro anos o que corresponde a uma legislatura.


Como agendar uma visita à Câmara?

Não é necessário agendar para fazer visitas à Câmara Municipal de Sirinhaém.


Como faço para visitar a Câmara?

Basta comparecer nos horários de funcionamento da Câmara Municipal de Sirinhaém que é de segunda-feira a sexta-feira das 07h às 13h ou em horários de reuniões


O que faz a Câmara de Vereadores?

É responsável pela criação das leis que organizam e regulamentam o município e por fiscalizar o poder executivo municipal.