Pernambuco recebe mais 23 imigrantes venezuelanos nesta quarta-feira

Postado em 13/03/2019

O Estado de Pernambuco acolhe mais 23 imigrantes venezuelanos nesta quarta-feira (13), às 13h, na Base Aérea do Recife.

O novo grupo, que integra um conjunto de 63 pessoas que estão desembarcando na cidade, seguirá para a ONG Aldeias Infantis, em Igarassu, local que possui estrutura residencial composta por dez casas com cinco quartos que cabem até 10 pessoas.

Os demais seguirão para Paraíba (31 pessoas) e Rio Grande do Norte (8).

A aeronave vem de Roraima, onde o grupo estava abrigado emergencialmente.

De acordo com as autoriades, a partir da instalação dos imigrantes, a instituição, juntamente o poder público local, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio.

O novo grupo chega para substituir famílias que já conquistaram autonomia, através da inclusão no mercado de trabalho, e saíram das residências da ONG para outro local de própria escolha.

Com a chegada do novo grupo, já chega a 260 o número de venezuelanos que foram acolhidos no processo de interiorização no Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), acompanha o atendimento das demandas apresentadas pelo público.

A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte do Plano de Interiorização do Governo Brasileiro, organizado pelo Comitê Nacional para Refugiados e operacionalizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que desde o início do ano passado tratam do fluxo migratório desses estrangeiros.

O projeto de socialismo faz água na Venezuela, com apagões e fome.